A Arte da Psicologia
- Bibiana U. Goldschmidt

- 22 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de fev. de 2019
Uma breve exposição sobre as áreas e vertentes da psicologia

Se seus pensamentos, atitudes e emoções fossem expostos em quadros, o que seria encontrado nessa galeria?
Cada indivíduo é marcado pelas suas vivências e histórias, que os afetam de maneiras diferentes. Isso é que os torna únicos, singulares e complexos. Como pinturas em exposições de arte. A ciência da Psicologia surge em busca de compreender o que cada quadro transmite, significa. Ou seja, visa a compreensão dos comportamentos e processos mentais do ser humano, de que forma ocorrem e o porquê ocorrem, visando auxiliar no seu desenvolvimento.
A psicologia pode estar presente em diversas áreas, atualmente o Conselho Federal de Psicologia reconhece 13 especialidades, são elas: psicologia escolar, psicologia organizacional e do trabalho, psicologia do trânsito, psicologia jurídica, psicologia do esporte, psicologia clínica, psicologia hospitalar, psicopedagogia, psicomotricidade, psicologia social, neuropsicologia, psicologia da saúde e avaliação psicológica. O psicólogo pode escolher se especializar em qualquer uma dessas áreas, que como um todo visam o entendimento das ações e pensamentos dos indivíduos, mas possuem objetivos completamente distintos.
Apesar de todas áreas serem muito importantes e necessárias para discussão, o nosso foco nesse texto será a especialidade clínica. Essa especialidade se configura em atendimentos psicoterápicos, que ocorrem em um espaço reservado, com um contrato de sigilo entre psicólogo e paciente. Imaginemos que essa especialidade é como uma paleta de pintura, com espaço para diversas cores. Ou seja, a especialidade clínica possui diversas vertentes teóricas que visam acessar e compreender o ser humano de maneiras diferentes. Dentro dessas vertentes podemos encontrar a Psicanálise, a Gestalt-Terapia, a Terapia Sistêmica, a Terapia Cognitivo Comportamental, a Análise do Comportamento... entre outras cores. O psicólogo pode escolher uma vertente, de acordo com que se identifica mais, para realizar o processo de formação nessa linha teórica, e assim atender seus pacientes seguindo essa abordagem.
A função da psicoterapia é de que o sujeito o qual buscou atendimento compreenda de forma mais clara seus objetivos e ações de vida, bem como reflita sobre atitudes e relacionamentos interpessoais. Também é possível através desse acompanhamento psicoterápico desenvolver algumas habilidades e solucionar conflitos. Em resumo, a psicoterapia é sobre visualizar e constatar o estado atual de sua própria obra e ter a autonomia de transformá-la. É sobre colorir-se e deixar-se colorir!





Comentários