top of page

Permitir-se Escolher

  • Foto do escritor: Bibiana U. Goldschmidt
    Bibiana U. Goldschmidt
  • 21 de mar. de 2019
  • 1 min de leitura

O protagonista é você.

Soluções imediatas e rapidez, é o que a sociedade demanda. O tempo passou a ser cronometrado e não vivido, não se dá mais tempo ao tempo. As escolhas não são refletidas e sofrem influência de um padrão acelerado de “viver” ou seria mais adequado simplesmente existir? Cada vez mais pessoas sem motivações, sem aspirações de vida e sem perspectivas de um futuro... pessoas que não tiveram a oportunidade de se descobrir, de se conhecer. Pessoas que não se permitiram escolher e seus caminhos foram decididos por outros, família, mídia ou amigos.


É notável que isso pode gerar infelicidade profissional, já que esse não é trabalho que você amaria realizar e que teria escolhido para si, ou uma grande ansiedade por querer/ter de seguir um “roteiro” de vida em tempos determinados pela sociedade - formar-se, escolher uma profissão que seja economicamente favorável, casar-se, ter filhos e morrer. E se nada disso se enquadra nas suas necessidades e vontades? Optar por seguir caminhos pré-determinados produz falta de prazer, justamente por não permitir-se realizar seus desejos. Pessoas, singulares, com vivências e experiências distintas ou robôs que reproduzem histórias sem significados particulares?


Encerro com questionamentos importantes que ao meu ver estão desaparecendo e precisam ganhar força, para que assim pessoas voltem a perceber a liberdade que a vida deveria ter e ser, com responsabilidade de escolhas e moralidade. O que VOCÊ aspira para sua vida? O que o motiva? O que lhe dá prazer? Após refletir sobre essas questões, você está disposto a dar tempo ao seu tempo?

 
 
 

Comentários


© 2019 por Bibiana Ughini Goldschmidt

bottom of page